quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Escola é classificada para a segunda fase do projeto Verde é Vida

Um dos objetivos do trabalho é a iniciação da pesquisa científica no ensino fundamental. A primeira etapa aconteceu neste mês, em Tubarão e das 11 escolas participantes apenas quatro foram classificadas. De acordo com a professora orientadora a pesquisa foi realizada na propriedade do morador Luiz Goulart, na localidade de Rio Perso que utiliza o método na plantação de alface. “Os alunos receberam informações importantes quanto ao cultivo da fertirrigação, ou seja, aplicação de fertilizantes através da água de irrigação. Nossa pesquisa teve como base a plantação por gotejamento. O uso da fertirrigação pelo produtor proporciona economia de fertilizantes e de mão-de-obra, maior eficiência na aplicação dos fertilizantes e, consequentemente, aumento na produtividade. A fertirrigação possibilita total controle da quantidade de fertilizantes que devem ser aplicados”, explica.


Foi com o tema “O cultivo de alface pelo sistema de fertirrigação”, que a escola Giovani Battain, única do meio rural de Cocal do Sul, festeja a conquista do segundo lugar do projeto Verde é Vida desenvolvido pela Afubra (Associação dos Fulmicultores do Brasil). O trabalho teve como pesquisadores os alunos do 2° ano, Julia Martinho e Gabriel da Silva Denoni juntamente com a professora orientadora Marivalda Wasielevski de Costa. A escola agora segue para a segunda etapa do projeto que acontecerá em outubro, com a finalização das ações pertinentes ao projeto.
  
A segunda etapa do projeto será apresentada pelos alunos Julia Martinho e Gabriel da Silva Denoni, de oito anos, para uma equipe de funcionários da Afubra, professores e alunos participantes. Ela acontecerá no dia 28 de outubro, em Cocal do Sul. Neste dia será escolhido o melhor projeto e o vencedor será premiado com a visita a Expoagro Afubra, uma exposição agropecuária que tem a finalidade de mostrar o potencial da região e apresentar propostas de tecnologias, produtos e serviços. A feira acontecerá nos dias  24 ,25 e  26 de março de 2015, em Porto Alegre.
Saiba mais sobre o Verde é Vida no município
O Verde é Vida atua nas comunidades rurais, onde a Afubra está presente, defendendo o interesse dos pequenos agricultores na fumicultura e na diversificação da propriedade rural. Hoje, Cocal do Sul também realiza outras atividades nas escolas como a coleta  de óleo de cozinha e sementes de árvores nativas. Cocal do Sul participa a dois anos do projeto. O programa foi criado em 2002 e tem o objetivo de desenvolver ações conjuntas e contínuas com escolas e comunidades na identificação de problemas socioambientais e na busca de soluções para os mesmos.
Colaboração: Maria Luiza Da Rolt / Assessoria de Imprensa PMC